:: blog ( @angelopetry ) ?>

O que é e-mail marketing? Ainda vale a pena?

O que [e e-mail marketing

Muitas pessoas se fazem essa pergunta: O que é email marketing? É uma forma de marketing digital que envolve o envio de mensagens comerciais para um grupo de contatos por meio de e-mails. Essas mensagens podem ser usadas para promover produtos, serviços ou marcas, fornecer informações relevantes ou engajar os usuários com conteúdo interessante.

O e-mail marketing é uma ferramenta importante para muitas empresas, pois permite que elas alcancem uma audiência específica e direcionada. Os destinatários podem ser segmentados por idade, localização geográfica, interesses, nível de interação e outras características, o que torna o e-mail marketing uma estratégia altamente personalizável.



Além disso, o e-mail marketing é uma forma relativamente econômica de marketing, pois não requer grandes investimentos em publicidade ou mídia. No entanto, para ter sucesso com email marketing, é importante que as empresas criem conteúdo relevante e interessante, segmentem suas listas de e-mail com precisão e monitorem cuidadosamente as métricas de desempenho para avaliar o sucesso da campanha.

Contudo, é de extrema importância, utilizar ferramentas especiais para este fim, não tente enviar vários e-mails de seu programa de e-mails convencional, certamente você será bloqueado por seu provedor de hospedagem ou acesso, que impõem limites para envios, a fim de evitar a prática de spam. Ferramentas especialmente criadas para este fim possuem recursos que permitem conforme o plano o envio de centemas ou até milhares de mensagens por vez.

Outra questão importante, a ferramenta deve oferecer opções automatizadas para que o destinatário consiga sair da lista de forma fácil, caso ele não deseje mais receber suas mensagem.

As melhores ferramentas de e-mail marketing oferecem diversos tipos de automção, como:

  • Multiplas listas,
  • Sistema de Tags, que permitem que você marque cada novo cadastrado com uma “etiqueta” para segmentar este cadastro,
  • Pontuação para saber quem interage e quem não interage com suas mensagesn,
  • Sistema viral de compartilhamento o que aumenta muito o engajamento,
  • Criação de fluxos de mensagens onde você configura uma sequencia de e-mails que pode ser enviadas automaticamente para cada novo cadastrado, lista, pontuação, tag…
  • Automação integrada com Whatsapp
  • Automação integrada com SMS.
  • Integração com CRM
  • Diversos relatórios estatísticos para acompanhamento.

Existem diversas ferramentas no mercado, algumas oferecem mais outras menos recursos, nós utilizamos e recomendamos o Mailingboss que tem tudo o que comentamos aqui além de fácil integração com sites, funis e lojas virtuais. E o melhor de tudo é o que oferece o melhor custo benefíco de todos. Para saber mais acesse o link e conheça o Mailingboss

Lembre-se de uma verdade universal no e-mail marketing: Prefira qualidade à quantidade. De nada adianta comprar uma lista com milhares de pessoas que nunca pediram nada de você, ou mesmo um cliente que não quer receber e-mails. Certamente vão te bloquear e pior, seu domínio e e-mail provavelmente vão parar em listas chamadas de Black Lists, como um domínio que dissemina Spam. O que vai com certeza afetar negativamente toda a sua reputação na Internet.

Cadastre somente quem realmente quer receber seus e-mails e facilite a remoção quando a pessoa assim desejar.



Ainda vale a pena fazer e-mail marketing?

Sim, o e-mail marketing ainda é uma estratégia muito eficaz para muitas empresas. Apesar do aumento das mídias sociais e outras formas de comunicação digital, o e-mail continua sendo uma das formas mais populares de comunicação na internet.

O e-mail marketing oferece muitos benefícios, incluindo:

  1. Personalização: é possível segmentar a lista de contatos com base em características demográficas, geográficas, de comportamento de compra e outras informações para criar mensagens mais personalizadas.
  2. Custo-benefício: comparado com outras formas de marketing, o email marketing é relativamente barato e permite um grande alcance com um investimento menor.
  3. Mensurabilidade: é possível medir o desempenho das campanhas de email marketing com precisão, como taxas de abertura, cliques, conversões e outras métricas.
  4. Fácil automação: as ferramentas de e-mail marketing permitem automatizar muitos processos, como envio de boletins, respostas automáticas e campanhas de sequência.

No entanto, para obter sucesso com o e-mail marketing, é importante seguir boas práticas, como manter uma lista de contatos atualizada e segmentada, criar conteúdo relevante e envolvente, otimizar os assuntos dos emails e fornecer um valor real para o destinatário.

 

Nao deixe de converir as 7 dicas de marketing digital para iniciantes